Tribuna Ribeirão
Artigos

A inovação necessária 

Duarte Nogueira *
[email protected]

Participo nesta semana, como prefeito de Ribeirão Preto e vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Smart City Expo World Congress em Barcelona, que teve início no dia 5 e será encerrado nesta quinta-feira, dia 9. A missão internacional, que reúne líderes mundiais, tem como foco principal discutir soluções inovadoras para as cidades. É um palco para debater inovações que visam a enfrentar os desafios críticos que as cidades enfrentam atualmente.

E este é o local exato para se tratar desses assuntos, uma vez que é o maior e mais influente evento do mundo para cidades e inovação urbana. Assim como na invenção de equipamentos e objetos em tempos passados, os gestores atuais precisam encontrar formas inovadoras de enfrentar os novos gargalos que surgem nas cidades. E nada mais prático e conveniente que conhecer soluções já aplicadas em outros locais do mundo e que podem ser aproveitadas por nós, após eventuais adaptações para as nossas realidades.

O Smart City Expo World Congress é uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências, além de promover parcerias que podem beneficiar Ribeirão Preto e outras cidades brasileiras. Temos a possibilidade de encontrar soluções que podem suavizar o enfrentamento dos desafios da urbanização e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. À medida que o mundo se urbaniza rapidamente, a busca por soluções inteligentes e inovadoras para as cidades torna-se cada vez mais presente.

O Smart City Expo World Congress, desde 2011, desempenha papel fundamental nesse processo, e leva municípios a estarem na vanguarda das inovações urbanas, garantindo um futuro melhor para seus cidadãos. Porque a necessidade de inovação é uma realidade nas iniciativas privadas e públicas. E quem atua na gestão pública sabe perfeitamente do conjunto de gargalos a exigir soluções rápidas e duradouras nos mais variados setores da administração. Muito do que já se utilizou como prática corrente hoje não é mais viável.

E o fim da viabilidade se dá com o aparecimento de novas formas de administrar, de gerir e oferecer respostas aos cidadãos das cidades, que é onde a população apresenta suas demandas e espera que sejam respondidas com rapidez e eficiência, porque a máquina precisa se manter em constante movimento. Em cidades onde o desenvolvimento é mais acelerado e constante, como Ribeirão Preto, a exigência por medidas mais assertivas é ainda maior. Por isso não deixamos escapar qualquer oportunidade de buscar conhecimento e investimos para que a inovação seja uma realidade.

Buscamos sempre ser inovadores para oferecer ações que levem à maior rapidez e economia para os próprios públicos e para a população. Um bom exemplo de modernização da máquina pública é o Programa Prefeitura Sem Papel, criado em abril de 2021 e que já possibilitou a economia, para os cofres públicos, de mais de R$ 12,3 milhões. Na outra ponta, os munícipes que puderam tramitar seus processos sem precisar de cópias, documentos impressos e deslocamentos também fizeram economia significativa.

E vamos levar estas soluções para outros setores da administração. Nestes dias de missão internacional, discutimos políticas e parcerias que impulsionam a transição urbana de baixo carbono, medidas para otimização da gestão da água, exemplos para mudar a forma de como planejamos, construímos e renovamos a infraestrutura urbana e decisões para o transporte urbano rumo à sustentabilidade entre vários outros assuntos que permeiam a gestão pública das cidades. É desta forma que construiremos uma cidade inovadora, global e acolhedora.

* Prefeito de Ribeirão Preto   

 

Postagens relacionadas

Bolívia

Redação 1

A covid-19 – Panorama atual parte II

Redação 1

Servidor público: virtudes, dificuldades e valorização

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com