Tribuna Ribeirão
Saúde

Bandagem Elástica: O Que Você Precisa Saber Sobre Isso

Você certamente já deve ter visto, na televisão ou em algum treino ou campeonato esportivo, atletas profissionais ou até amadores, usando faixas coloridas coladas na pele. 

Essas faixas são as bandagens elásticas e são bastante utilizadas para recuperação de lesões. 

Além de ser prática e confortável, ela auxilia no aumento do fluxo sanguíneo, aliviando dores e oferecendo suporte aos músculos e articulações. Pelos seus inúmeros benefícios, ela vem se tornando cada vez mais popular.

Mas você sabe o que são essas bandagens e como elas agem? Sabe as indicações? É o que texto de hoje irá mostrar. 

O Que São As Bandagens Elásticas? 

Bandagens elásticas, também chamadas de Kinesio Tape, são fitas elásticas a serem colocadas em regiões de lesão. 

As bandagens foram desenvolvidas pelo quiropraxista Kenzo Kase, no Japão, por volta da década de 1970. Seu objetivo era fazer um produto que melhorasse a circulação linfática com o objetivo de aliviar a dor, proporcionar estabilidade articular e a redução de edemas.

A primeira vez que foram vistas pelo público foi nos corpos dos atletas nos Jogos Olímpicos de Seul, que ocorreram no ano de 1988. Desde então, as bandagens elásticas se tornaram extremamente populares, a partir da Olimpíada de Seul, quando a delegação japonesa passou a utilizá-la. Hoje as bandagens são extremamente populares e parte de tratamentos integrados para atletas ou pessoas que sofreram lesões. 

A composição da bandagem é geralmente em algodão e elastano, chegando a até 140% de elasticidade. O tecido, que não contém nenhum medicamento, permite a troca de calor da pele com o ambiente, facilitando a respiração sem nenhuma obstrução.

Além disso, as bandagens adesivas são à prova d’água e, devido à sua fácil adesão à pele, permanecem no corpo do usuário por cerca de 3 a 5 dias, dependendo da intensidade dos exercícios praticados. 

A grande vantagem das bandagens elásticas também está no fato que elas são à prova d’água, portanto, não há necessidade de retirar para banho ou práticas esportivas e também ficam exercendo suas funcionalidades durante todo o período que estão aderidas na pele. 

Elas podem ser utilizadas para lesões musculares, que resultam, por exemplo, em dores no joelho. Um caso clássico é a síndrome do trato iliotibial, o popular “joelho de corredor”, que devido à lesão no trato iliotibial, resulta em dor na lateral do joelho. 

Nesse caso, as bandagens podem fazer parte de um tratamento integrado. 

Como Funciona a Bandagem Elástica? 

As bandagens servem para aliviar a tensão ou aplicar pressão nos músculos e articulações. Com isso, há estímulo dos receptores neurossensoriais e assim, o cérebro responde a esses sinais com estímulos para diminuição da dor. 

É importante que as bandagens sejam colocadas por profissionais da área da fisioterapia ou médica, justamente para que a elasticidade da bandagem não seja exagerada, o que poderia piorar o quadro. 

Por exemplo, no tratamento da síndrome do trato iliotibial, o ideal é que a bandagem seja colocada na posição correta, com 30% de elasticidade, para que resulte no estímulo adequado. Um estímulo a mais poderá acarretar piora do quadro. 

Com a colocação da bandagem, há sensação de segurança dada ao paciente, pois isso permite que ele execute os movimentos, sem piora da lesão. 

A aplicação da lesão melhora a dor, a circulação sanguínea e linfática do local, ativando proprioceptores, além de corrigir desalinhamentos articulares, melhorando a amplitude do movimento e diminuindo o espasmo muscular, atuando diretamente na contração muscular da região lesionada. 

Assim, é importante sempre buscar um profissional para diagnóstico e tratamento adequado do problema, justamente para que tratamentos corretos seja realizados por profissionais gabaritados, como é o caso do INSTITUTO TRATA

No INSTITUTO TRTA, profissionais realizam o diagnóstico e tratamento de lesões em joelho e quadril, com os mais modernos equipamentos, bem como tem foco no alinhamento biomecânico do organismo, para que justamente as lesões não voltem. 

Quando aplicada corretamente, a bandagem elástica normaliza a função muscular, oferecendo suporte para contração dos músculos afetados ou enfraquecidos, evitando o excesso de contração de outros músculos. 

Além disso, a bandagem elástica ajuda a realinhar o posicionamento das articulações de maneira correta, melhorando a circulação linfática local e com isso, reduzindo as dores musculares. 

A bandagem elástica faz parte de um tratamento integrado, melhorando e recuperando as funções musculares e com isso, os tratamentos são potencializados. 

Indicações das Bandagens Elásticas 

As bandagens elásticas são indicadas em casos de: 

  • Inchaços; 
  • Edemas; 
  • Dores Musculares e fadiga; 
  • Problemas de Coluna; 
  • Hérnias; 
  • Melhoria da Postura; 
  • Alívio de Contrações Musculares Indesejadas; 
  • Alívio de Sintomas em Lesões de Atletas; 
  • Melhora na Amplitude de Movimentos; 
  • Estabilização do joelho; 
  • Estabilização do tornozelo; 
  • Estabilização do ombro;
  • Enxaqueca tensional; 
  • Recuperação de Cirurgias Plásticas; 
  • Melhora da Cicatrização Local. 

Como a Bandagem Elástica É Aplicada? 

A bandagem elástica pode ser aplicada em diversas regiões, como joelho, região lombar, ombro, cotovelo, dentre outras regiões. 

A princípio, a região deve ser limpa com álcool para remover a oleosidade natural da pele. É importante também ser realizada a retirada de pelos da região, sobretudo no caso de homens que têm mais pelo, uma depilação prévia é indicada. 

A bandagem é cortada e estirada da maneira correta e deve ser aplicada por um profissional. Embora existam vídeos na internet sobre como colocar uma bandagem, procure sempre profissionais para realizar esse tipo de atendimento, que faz parte de um tratamento integrado. 

Contraindicações das Bandagens Elásticas 

Não há contraindicações absolutas para as bandagens elásticas, já que elas podem ser aplicadas em pessoas com qualquer grau de saúde, ou seja, são indicadas para atletas, idosos, gestantes, etc. 

A única contraindicação local seria a pele estar passando por um processo de cicatrização, pois a aplicação da bandagem elástica não é indicada em peles muito frágeis e não é possível utilizar medicações junto com a bandagem. 

Conclusão 

As bandagens elásticas fazem parte de um tratamento integrado para melhora de lesões ou prevenção de problemas. Busque sempre profissionais para diagnóstico e tratamento adequado de lesões e conte sempre com o INSTITUTO TRATA para esse diagnóstico e tratamento adequado. 

Postagens relacionadas

Estudo avalia propensão a doenças metabólicas em filhos de mães obesas

Redação 1

Campanha de vacinação contra gripe atinge 62,7% do público-alvo

Redação 1

Saúde: terceirização é liberada pela Justiça

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com