Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

TCE recebe contas da pandemia em RP

DIVULGAÇÃO

A prefeitura de Ribeirão Preto está na lista dos 125 mu­nicípios paulistas que presta­ram contas das ações de enfre­tamento do novo coronavírus – causador da covid-19 – de forma adequada e que, por­tanto, não constam do levan­tamento publicado pelo Tri­bunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) na última quarta-feira, 13 de maio.

O levantamento aponta 519 prefeituras, de um total de 644, que deixaram de prestar contas (198) ou o fizeram de modo inadequado (320). Ou seja, 80,6% do total de cidades, já que a capital não entra por­que tem seu próprio tribunal. “Temos agido com total trans­parência, prestando contas de todos os nosso atos para o enfrentamento do novo coro­navírus”, diz o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).

“Desde o início da pande­mia, antes mesmo do governo do Estado, Ribeirão saiu à frente com ações para conter o avanço da doença, que se mostraram completamente acertadas. Pelo lado da transparência, a cidade também é exemplo, pois a admi­nistração municipal disponibili­za todos os seus atos para a fis­calização da população”, declara.

As informações sobre os procedimentos adotados pela prefeitura de Ribeirão Preto para o enfrentamento da co­vid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência e po­dem ser acessadas por todos os cidadãos no endereço eletrôni­co: http://www.ribeiraopreto. sp.gov.br/portal/transparen­cia/covid-19.

As informações estão con­centras no link covid-19 (Novo Coronavírus), na área central do Portal da Transparência, e dispostas conforme as exigên­cias legais, especialmente os termos do decreto legislativo nº 2.495, de 31 de março de 2020, e do comunicado SGC 14.2020, do TCE-SP.

Com todos os atos admi­nistrativos, licitações e contra­tações decorrentes da pande­mia dispostos em um único espaço, o acesso e acompanha­mento das ações da municipa­lidade fica facilitado. A relação completa das prefeituras noti­ficadas pelo TCE-SP pode ser consultada por meio do link https://bit.ly/2Z15d0I.

Os prefeitos paulistas que não prestarem informações sobre as receitas e os gastos de recursos no enfrentamento da pandemia do novo coronaví­rus poderão receber multas in­denizatórias de até R$ 55.220. A determinação foi publicada no Caderno Legislativo do Di­ário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira (14).

O presidente do Tribunal, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, deu um prazo de 15 dias para que os gestores adotem medidas de transpa­rência e providências neces­sárias para dar publicidade e acesso público aos recursos empregados na pandemia.

Ribeirão Preto
Apesar das informações passadas pelo prefeito Duarte Nogueira, os contratos fecha­dos sem licitação, amparados em decreto de calamidade pú­blica de 23 de março, são alvo de investigação e de denúncias de vereadores, representantes da sociedade civil, do Ministé­rio Público Estadual (MPE) e do Federal (MPF).

O vereador Marcos Papa (Cidadania), autor da lei muni­cipal que obriga a publicação, no Portal da Transparência, de todos os contratos fechados sem licitação prévia, afirma que a legislação não está sendo cumprida “à risca” pela prefei­tura de Ribeirão Preto.

O Ministério Público Esta­dual, por meio do promotor da Saúde Pública, Sebastião Sér­gio da Silveira, também instau­rou um procedimento admi­nistrativo e também solicitou informações junto à Secretaria Municipal de Saúde.

O Comitê Municipal de Transparência, constituído por 15 entidades representativas de Ribeirão Preto, apontou falhas da prefeitura em alguns contratos e vem criticando a administração quase que se­manalmente. A Câmara de Ve­readores instalou uma Comis­são Parlamentar de Inquérito (CPI), presidida por Orlando Pesoti (PDT), para investigar a locação de quatro ambulân­cias, por R$ 1,1 milhão (quatro meses), sem licitação.

O Ministério Público Fe­deral também investiga o caso porque a verba é do Ministério da Saúde – a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nas secretarias da Ad­ministração e da Saúde, na sede da empresa SOS Assistência Mé­dicas e de um de seus sócios. A prefeitura nega irregularidades.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo encaminha contratação de promessa do São Paulo

Hugo Luque

Santa Casa investiga sumiço de paciente

Luque

VÍDEO – Caminhão que furou centenas de pedágios é apreendido

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade