Os fãs de aventura veem o Brasil como o melhor destino do mundo para esse tipo de turismo. A avaliação foi divulgada pelo portal americano US News & World Report, que levou em consideração as belezas naturais, o clima e a receptividade da população, entre outros critérios.
Rico em ecossistemas e paisagens naturais, o Brasil ficou na frente de Itália, Grécia, Espanha e Tailândia.
O diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, Luiz Del Vigna, disse que o setor vem crescendo no Brasil, mas há desafios que precisam ser superados, como a informalidade.
“A legislação está longe de ser cumprida integralmente e nós temos alguns problemas estruturais para turismo em larga escala. O turismo de natureza ele não é compatível com o turismo de massa e o turismo de massa ocupa largos espaços dentro da indústria turística. Então, o desafio da informalidade, da legalidade e do uso dos espaços naturais estão presente, mas o potencial e muito grande e as perspectivas são muito boas”.
O Ministério do Turismo afirma que os turistas aventureiros têm impacto importante em diversas regiões. Isso porque movimentam pequenos negócios, como pousadas e agências, guias especializados e restaurantes.
O levantamento ouviu 17 mil pessoas pelo mundo e 89 países foram analisados. Além do potencial para aventura, o Brasil recebeu boas avaliações nas categorias de influência cultural; economia de alto potencial; e riqueza histórica. No ranking geral, ficamos em trigésimo lugar.