Tribuna Ribeirão
Artigos

Como cuidar bem da sua saúde – parte 5

É muito comum as pessoas considerarem o corpo humano como uma máquina e alguns consideram uma máquina perfeita. A comparação tem sentido até certo ponto, mas considerar como uma máquina perfeita, os conhecimentos científicos e médicos até agora sugerem que estamos longe de atingir essa perfeição. Agora, um outro componente ligado às medidas necessárias para se cuidar bem da saúde se associa ao sistema de defesa do corpo humano e que se denomina sistema imunológico ou sistema imune.

Esse sistema trata das defesas que o organismo lança mão quando ele sofre agressão de qualquer agente externo principalmente os micro-organis­mos do tipo bactérias, vírus e fungos. Quando esses micro-organismos pe­netram no organismo por qualquer via seja ela através das vias respiratórias, digestivas, urinárias ou pela pele, o corpo humano lança mão do sistema de defesa do corpo produzindo substâncias que damos o nome de anticorpos e que têm por objetivo combater o agente agressor.

Podemos dizer que essa luta pode trazer consequências terríveis para o corpo humano gerando em alguns casos uma inflamação muito grande podendo causar danos consideráveis em alguns órgãos e sistema do corpo tanto de efeitos imediatos como de médio e de longo prazo levando em alguns casos à incapacitação desses órgãos para realizar plenamente as suas funções com prejuízo total podendo levar a pessoa à morte.

Cuidar bem da saúde significa também tomar conhecimento dessas situações e tomar medidas eficazes para proteger adequadamente o seu cor­po. Nesse caso assume grande importância o uso das vacinas que são uma forma de remédio para o tratamento preventivo de doenças. Podemos dizer que o histórico das vacinas começou há pouco mais de um século e desde então houve progresso considerável no combate às doenças tanto para evitar as pandemias como na prevenção de muitas doenças causadas pelos mais diversos micro-organismos invasores do corpo humano.

A respeito do uso das vacinas elas são muitas e acompanham a pessoa vida afora, desde antes do nascimento, passando pela criança pequena, os adolescentes, os adultos e finalmente na terceira idade também. Para se cuidar bem da saúde a pessoa precisa ter a sua carteira de saúde que é um documento que a pessoa tem que prezar como se fosse a sua carteira de identidade ou o seu passaporte.

Qualquer pessoa de qualquer idade precisa ter a sua carteira de saúde atualizada e com todas as suas vacinas em dia. As unidades básicas de saúde disponibilizam para qualquer pessoa a sua carteira de saúde. O Brasil como sempre não tem proporcionado ao seu povo os cuidados indispensáveis para a pessoa cuidar bem da sua saúde.

O país está sempre envolvido em escândalos de corrupção e isso ocasiona, claro, enormes prejuízos financeiros que deveriam ser destinados à atenção básica da saúde, entre outras necessidades fundamentais relacionadas, principal­mente o saneamento básico responsável por muitas doenças, habitação e aciden­tes evitáveis. É comum as pessoas terem uma interpretação equivocada sobre as vacinas ao considerar que “vacina é coisa de criança”.

Nós temos ao todo oito vacinas só para pessoas acima de 60 anos. Além das vacinas existem outras medidas que são de grande importância para a pessoa cuidar bem da sua saúde e fortalecer o sistema de defesa do corpo que são os cuidados com a higiene e segurança tanto em casa como no trabalho e principalmente nos meios de locomoção.

Essas precauções são fundamentais para se evitar doenças e acidentes que em alguns casos podem levar à incapacitação da pessoa tanto temporá­ria como definitiva e até a morte. E vamos continuar formatando nosso material sob a forma de perguntas e respostas para os nossos leitores, respondendo as suas perguntas e sanando as suas dúvidas sobre como cuidar bem da sua saúde.

01. É verdade que, quem não dorme direito pode pegar muitas doenças?
É sim. E o sono é uma condição absolutamente indispensável para fortalecer o sistema de defesa do corpo junto com a alimentação balanceada, a atividade física, a manutenção do peso dentro dos limites da normalidade, todos esses cuidados fazem com que a pessoa reúna as condições para ter uma boa saúde. (Continua na próxima semana).

Postagens relacionadas

“Fortificantes” que enfraquecem

Redação 1

A culpa não é da vítima

Redação 1

A Bolívia e sua literatura (1): Adela Zamudio

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com