Tribuna Ribeirão
Turismo

A polêmica do trem turístico

A polêmica sobre o trem turístico de Ribeirão Preto, que prevê a recuperação de uma li­nha com oito quilômetros de trilhos, restauração de estações e de locomotivas, a cada dia ga­nha um ingrediente novo para apimentar ainda a mais a dis­cussão. Já teve até outra cidade tentando tirar uma maria-fu­maça da Estação Ferroviária Mogiana, que só não foi trans­ferida graças a uma liminar da 7ª Vara Federal concedida ao procurador da República An­dré Luiz Morais de Menezes.

A Associação de Mora­dores da Vila Tibério é con­tra a utilização da locomotiva “Amália” no projeto. A má­quina está na praça Francisco Schmidt e é o último resquício da estação de trem por onde desembarcaram milhares de imigrantes que vieram traba­lhar nas lavouras de café. Câ­mara aprovou a instauração de Comissão Especial de Es­tudos (CEE) para acompanhar o caso. Vereadores vão pedir o tombamento das marias-fu­maça. Duas entidades também disputam a paternidade do projeto de trem turístico.

Linha entre cidades – Ago­ra, mais uma novidade: o secre­tário municipal de Turismo, Ed­milson Domingues, conta que a prefeitura de Ribeirão Preto também defende a implantação de outro projeto de trilhos, uma proposta de linha intermunici­pal. “É um projeto apresentado pelo Consórcio dos Municípios da Mogiana (CMM), envolven­do as cidades de Ribeirão Preto, Cravinhos, São Simão e Tam­baú. Seria um passeio de trem de ida e volta”, diz.

O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) entregou o proje­to ao ministro do Turismo, Max Beltrão, em outubro passado, durante encontro de prefeitos na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). “Mas é outro projeto”, emenda Domingues.

Domingues confirma que a prefeitura deu preferência ao projeto apresentado pelo Ins­tituto História do Trem. “Isso porque esse projeto não envol­ve recursos municipais. Todos sabem a atual situação finan­ceira da prefeitura e não pode­mos onerar os cofres públicos”, diz. O secretário explica que deverá pedir apoio ao deputa­do federal Baleia Rossi (MDB).

Segundo ele, não será para obtenção de verba pública, mas intervenção junto ao De­partamento Nacional de In­fraestrutura de Transportes (Dnit) para que a locomotiva que está na Estação Ferroviá­ria Mogiana fique na cidade para a implantação do proje­to. “Além disso vamos pedir a intervenção dele para doação dos trilhos que existem entre a Estação Barracão (no Ipiranga) até a Mogiana, pois eles estão em áreas da esfera federal”, res­salta Domingues.

VEJA TAMBÉM

Ecoturismo ganha força no Brasil

Redação

Ribeirão pode ganhar incremento no turismo com projeto ferroviário

Eduardo Ferrari

Encontro de turismo destaca segmento das cervejas artesanais

Eduardo Ferrari

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com